sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Press release - completo




“Provando que toda boa literatura é transgressora.” 


“A primeira letra – peça de encaixe. E as letras seguintes. Uma a uma emendando-se, pondo-se em ordem caoticamente. Por tentativa e erro; movidas pela intuição; guiadas por um demônio vadio. Com a caligrafia miúda, o escriba compõe palavras, com elas cria frases e com as frases inventa histórias.” * 

Dessa forma, surge um novo livro – e um novo autor na literatura brasileira. Rudiran Messias chega ao grande público apresentado pelo escritor Charles Kiefer, através do concurso lançado há um ano no Bar Opinião, em Porto Alegre, numa parceria com a Nova Prova Editora.

O concurso foi lançado durante a noite de lançamento da antologia 101 que contam, que selou a união do escritor com a editora para a busca promoção de novos talentos para a literatura gaúcha. Mais uma iniciativa do escritor Charles Kiefer, que ao longo de seus mais de 20 anos de carreira vem fomentando cultura no Rio Grande do Sul através de suas oficinas literárias e de iniciativas como esta.

Julgado pela escritora Valesca de Assis, pelo poeta e crítico literário Volnyr Santos e pelo editor Roberto Schmitt-Prym, o concurso recebeu os originais de livros de contos de alunos e ex-alunos das oficinas ministradas por Charles Kiefer, e resultou na vitória de Rudiran Messias, que estréia na literatura com seus Tabus, perversões e outras catarses em livro solo.

Com um texto moderno, incisivo, forte, Messias já foi publicado em antologias de concursos literários e em edições cooperativadas, como 101 que contam e Histórias de quinta (publicado no dia 13 do presente mês). O livro tem prefácio de Charles Kiefer , capa com ilustrações do artista plástico Leonilson (a obra da primeira capa encontra-se exposta, atualmente, no Centre Pompidour – França) e retratos do autor pelo fotógrafo Fernando Pires. A capa e o projeto gráfico foram feitas pelo próprio autor, que trabalha como diretor de arte em grandes agências de propaganda de Porto Alegre desde 1997 (Escala, SLM Ogilvy, GAD Design).

Em Tabus, perversões e outras catarses, o autor explora a linguagem e reflete o espírito de seu tempo, provando que toda boa literatura é transgressora**. O resultado é uma obra heterogênea e bem amarrada, onde a multiplicidade de vozes cria um universo próprio, para onde o leitor se vê jogado de repente: aprisionado por alguns instantes.

O lançamento oficial será durante uma grande festa literária pré-Feira do Livro no Bar Opinião, que já está em sua segunda edição e caminha para ser uma festa tradicional da literatura sul-riograndense. No evento também será lançada a antologia 102 que contam e o livro de mini-contos Brevíssimos! Ambos com organização de Charles Kiefer.

* Excerto do livro Tabus, perversões e outras catarses, de Rudiran Messias.
** Excerto do prefácio de Charles Kiefer